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JOSé HORTêNCIO
CONTADOR ESPECIALISTA
Sou especialista em contabilidade com mais de 20 anos de experiência na área, gosto de aprender e ensinar sobre o tema para que as pessoas possam ter acesso e conhecer o nosso trabalho.
Em um cenário econômico em que o número de inadimplentes no país atingiu 58,5 milhões em novembro de 2016 — o equivalente a 39% da população brasileira adulta —, é essencial que as empresas saibam como cobrar um cliente a fim de receber os valores devidos sem comprometer o relacionamento com o consumidor.
O setor de cobrança é o responsável por essa tarefa, considerada por muitos profissionais como uma verdadeira “saia justa”, principalmente pela falta de conhecimento sobre como agir nessas situações.
Veja, a seguir, 5 dicas de como realizar cobranças de forma amigável e assertiva para obter o retorno desejado sem prejudicar o relacionamento com o cliente.
1. Conheça o perfil do seu público Algumas empresas trabalham com pessoas físicas e jurídicas e o tratamento no que diz respeito às cobranças é diferente para cada uma delas.
No caso de pessoas jurídicas, os pagamentos são feitos através de duplicatas com vencimento previamente acordado. Nesse tipo de situação, o próprio banco que emite as duplicatas costuma fazer o protesto automático desses títulos, configurando uma cobrança mais formal e direta.
Em um cenário econômico em que o número de inadimplentes no país atingiu 58,5 milhões em novembro de 2016 — o equivalente a 39% da população brasileira adulta —, é essencial que as empresas saibam como cobrar um cliente a fim de receber os valores devidos sem comprometer o relacionamento com o consumidor.
O setor de cobrança é o responsável por essa tarefa, considerada por muitos profissionais como uma verdadeira “saia justa”, principalmente pela falta de conhecimento sobre como agir nessas situações.
Veja, a seguir, 5 dicas de como realizar cobranças de forma amigável e assertiva para obter o retorno desejado sem prejudicar o relacionamento com o cliente.
1. Conheça o perfil do seu público Algumas empresas trabalham com pessoas físicas e jurídicas e o tratamento no que diz respeito às cobranças é diferente para cada uma delas.
No caso de pessoas jurídicas, os pagamentos são feitos através de duplicatas com vencimento previamente acordado. Nesse tipo de situação, o próprio banco que emite as duplicatas costuma fazer o protesto automático desses títulos, configurando uma cobrança mais formal e direta.
Em um cenário econômico em que o número de inadimplentes no país atingiu 58,5 milhões em novembro de 2016 — o equivalente a 39% da população brasileira adulta —, é essencial que as empresas saibam como cobrar um cliente a fim de receber os valores devidos sem comprometer o relacionamento com o consumidor.
O setor de cobrança é o responsável por essa tarefa, considerada por muitos profissionais como uma verdadeira “saia justa”, principalmente pela falta de conhecimento sobre como agir nessas situações.
Veja, a seguir, 5 dicas de como realizar cobranças de forma amigável e assertiva para obter o retorno desejado sem prejudicar o relacionamento com o cliente.
1. Conheça o perfil do seu público Algumas empresas trabalham com pessoas físicas e jurídicas e o tratamento no que diz respeito às cobranças é diferente para cada uma delas.
No caso de pessoas jurídicas, os pagamentos são feitos através de duplicatas com vencimento previamente acordado. Nesse tipo de situação, o próprio banco que emite as duplicatas costuma fazer o protesto automático desses títulos, configurando uma cobrança mais formal e direta.